sábado, 15 de junho de 2013

Campeonato de Escultura de areia Escola Antonio Climerio dos Santos

Campeonato de Escultura de areia da Escola Municipal Antonio Climério dos Santos dia 12/06/2013.

A galera estava muito animada com a novidade, o dia estava meio chuvoso mas, não chegou a atrapalhar a festa da criançada.

 Um projeto desenvolvido pela professora de Recreação Daniele Neves juntamente com a coordenadora Márcia Fonseca, com o auxilio de toda a equipe da Escola, onde os alunos mostraram sua capacidade de trabalhar em equipe, criatividade, concentração,  e ainda externaram seus talentos artísticos  na forma de esculturas de areia (o objetivo do campeonato).
Foram apresentados trabalhos feitos com o material reciclado que os alunos mesmos confeccionaram durante a semana do meio ambiente.

 

 
Família jacaré escultura vencedora

4º ano A

4º ano A

trabalho feito pelos alunos na semana do meio ambiente

trabalho feito pelos alunos com material reciclável

hora do resultado


A galera curiosa

Os alunos premiados com um o kit artístico

Alunos da EJA

Presença dos pais de Julia

Escultura de areia Escola Antonio Climério dos Santos

Juana dando umas dicas para Simarinha

Os jurados cumprindo o seu papel

Avaliação criteriosa




 


sexta-feira, 7 de junho de 2013

Caminhada do dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes - Escolas de Cumurxatiba

 Caminhada do dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, organizada pelas escolas de Cumuruxatiba juntamente com o Creas,  no dia 18 de Maio 2013.












18 DE MAIO - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Semana “Faça Bonito”

Em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados, Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.

A capital do estado era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.

Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta. O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil
Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual e Crianças e Adolescentes.





OBJETIVO
Divulgar os direitos e deveres das crianças e adolescentes. Mobilizar e convocar a comunidade pradense para participar dessa ação de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação.
Formar uma consciência para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger nossas crianças e adolescentes.

PROGRAMAÇÃO
Semana de 13 a 17 de maio
Palestra com professores e alunos das escolas municipais de ensino médio e fundamental, localizadas na sede, Cumuruxatiba e Guarani.
Apresentação teatral.
Presença da equipe do CREAS, PETI, PRO JOVEM, CRAS, AMIGO DE VALOR E CONSELHO TUTELAR.

Dia 18 de maio
Caminhada na sede com os alunos, comunidade e equipe do CREAS, PETI, PRO JOVEM, CRAS, AMIGO DE VALOR E CONSELHO TUTELAR para conscientização do tema abordado e encerramento das atividades.
Apresentação teatral.


REALIZAÇÃO:
CREAS, PETI, PRO JOVEM, CRAS, AMIGO DE VALOR, CONSELHO TUTELAR. SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL