Ela diz que
faz um trabalho de formiguinha... e que
se sentiria muito feliz em poder ajudar... fazendo um trabalho de leitura e escrita com alunos que têm
dificuldade de aprendizagem ... e que, se
até o final do ano ela conseguir ajudar nem que sabe um, ou dois, desses
alunos... já terá valido a pena...sem saber que com sua humildade e sabedoria ela faz um trabalho exemplar com essas
crianças.
Essa voluntária
que diariamente vem à escola ensinar leitura e escrita aos nossos alunos, está
ensinando muito mais do que isso. O gesto nobre de importar-se com esses
alunos, de participar da vida deles, de tentar entender as suas dificuldades
sem esperar nada em troca, está mostrando um novo caminho a essas crianças. E
ao mesmo tempo, está nos inspirando, em suas conversas, seu jeito de ser, suas
ideias e ações, mostrando-nos que é possível fazer algo mais por estas crianças
nas condições que temos enquanto não temos condição melhor , pra fazer melhor
ainda.
Muito
obrigado Marilene, nossa amiga da escola.
O Projeto
LENDO
E APRENDENDO COM ALUNOS DO
4º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO CLIMÉRIO DOS SANTOS
APRESENTAÇÃO
A ideia deste projeto nasceu da
observação e conhecimento da responsável voluntária, da grande dificuldade de
alguns alunos (principalmente da rede pública) no tocante às questões da
leitura e seus desdobramentos.
OBJETIVO
Dentro do ano letivo, capacitar
os alunos do 4º ano a desenvolverem suas habilidades referentes à leitura,
escrita, interpretação de texto e outras habilidades advindas dessas práticas.
A partir da identificação pelos
professores, atender, em caráter prioritário, alunos que estejam dentro desse
perfil.
POPULAÇÃO
Alunos do 4º ano do ensino
fundamental, matriculados nos dois turnos da escola.
METODOLOGIA
Dentro do horário letivo, 12
alunos serão selecionados pelos professores e encaminhados à responsável
voluntária. Serão divididos em 2 sub grupos de 6, dentro de cada turno. O
exercício da leitura poderá ser sugerido pela equipe de educadores, como também
poderão ser utilizados recursos trazidos pela responsável, tais como: livros e
brinquedos lúdicos que estimulem o aprendizado.
A dinâmica das aulas será da
leitura orientada e incentivada, e cada subgrupo terá a possibilidade, a partir
do texto selecionado, ser esclarecido sobre dúvidas surgidas, quer durante a
própria leitura ou nos exercícios aplicados como, por exemplo, ditado. Será
dada ênfase na aplicação correta do vocabulário e uso adequado de concordâncias
verbais ou gramaticais.
A gramática será sempre
enfatizada, porém os alunos serão orientados a observarem os aspectos
apresentados pelos professores em sala de aula, já que nossa proposta não
prioriza o ensino formal.
As aulas poderão sofrer alteração em função das questões
trazidas pelos próprios alunos, quer por suas experiências pessoais ou pela
curiosidade advinda da prática vivenciada.
Como é pequeno o número de alunos, durante todo o
exercício, será mais fácil para a responsável incentivá-los aos hábitos
educacionais e de comportamento em sala de aula, principalmente.
HORÁRIO
DE FUNCIONAMENTO
Manhã: 9:30 às 11:00 h,
Tarde: 15:30 às 17:00 h
Cada subgrupo cumprirá 45
minutos de aula
Estes horários poderão sofrer
modificação de acordo com as necessidades levantadas pela responsável e, sempre
de acordo com a Direção e/ou professores responsáveis.
ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
Permanente, pelo responsável do
projeto e pela equipe técnica de educadores da escola.
De acordo com a avaliação
realizada, o projeto estará passível de reestruturação.
Abril/2013
Marilene Sabatinelli de Souza Rodrigues
Crianças que são acompanhados por Marilene no Projeto Lendo e aprendendo com alunos do 4º ano. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário