terça-feira, 28 de maio de 2013

Dona Marilele, nossa mãe voluntária





Ela diz que faz um trabalho de formiguinha...  e que se sentiria muito feliz em poder ajudar... fazendo um trabalho de  leitura e escrita com alunos que têm dificuldade  de aprendizagem ... e que, se até o final do ano ela conseguir ajudar nem que sabe um, ou dois, desses alunos... já terá valido a pena...sem saber que com sua  humildade e sabedoria  ela faz um trabalho exemplar com essas crianças.
Essa voluntária que diariamente vem à escola ensinar leitura e escrita aos nossos alunos, está ensinando muito mais do que isso. O gesto nobre de importar-se com esses alunos, de participar da vida deles, de tentar entender as suas dificuldades sem esperar nada em troca, está mostrando um novo caminho a essas crianças. E ao mesmo tempo, está nos inspirando, em suas conversas, seu jeito de ser, suas ideias e ações, mostrando-nos que é possível fazer algo mais por estas crianças nas condições que temos enquanto não temos condição melhor , pra fazer melhor ainda.

Muito obrigado  Marilene, nossa amiga da escola.



O Projeto



LENDO E APRENDENDO COM ALUNOS DO 4º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO CLIMÉRIO DOS SANTOS


APRESENTAÇÃO
 
            A ideia deste projeto nasceu da observação e conhecimento da responsável voluntária, da grande dificuldade de alguns alunos (principalmente da rede pública) no tocante às questões da leitura e seus desdobramentos.

OBJETIVO 

                Dentro do ano letivo, capacitar os alunos do 4º ano a desenvolverem suas habilidades referentes à leitura, escrita, interpretação de texto e outras habilidades advindas  dessas práticas.
                A partir da identificação pelos professores, atender, em caráter prioritário, alunos que estejam dentro desse perfil.
 
POPULAÇÃO

                Alunos do 4º ano do ensino fundamental, matriculados nos dois turnos da escola.

METODOLOGIA

                Dentro do horário letivo, 12 alunos serão selecionados pelos professores e encaminhados à responsável voluntária. Serão divididos em 2 sub grupos de 6, dentro de cada turno. O exercício da leitura poderá ser sugerido pela equipe de educadores, como também poderão ser utilizados recursos trazidos pela responsável, tais como: livros e brinquedos lúdicos que estimulem o aprendizado.
                A dinâmica das aulas será da leitura orientada e incentivada, e cada subgrupo terá a possibilidade, a partir do texto selecionado, ser esclarecido sobre dúvidas surgidas, quer durante a própria leitura ou nos exercícios aplicados como, por exemplo, ditado. Será dada ênfase na aplicação correta do vocabulário e uso adequado de concordâncias verbais ou gramaticais.
                A gramática será sempre enfatizada, porém os alunos serão orientados a observarem os aspectos apresentados pelos professores em sala de aula, já que nossa proposta não prioriza o ensino formal.
                As aulas poderão  sofrer alteração em função das questões trazidas pelos próprios alunos, quer por suas experiências pessoais ou pela curiosidade advinda da prática vivenciada.
Como é pequeno o número de alunos, durante todo o exercício, será mais fácil para a responsável incentivá-los aos hábitos educacionais e de comportamento em sala de aula, principalmente.
                                  
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

                Manhã: 9:30 às 11:00 h,
                Tarde: 15:30 às 17:00 h
                Cada subgrupo cumprirá 45 minutos de aula
                Estes horários poderão sofrer modificação de acordo com as necessidades levantadas pela responsável e, sempre de acordo com a Direção e/ou professores responsáveis.


ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

                Permanente, pelo responsável do projeto e pela equipe técnica de educadores da escola.
                De acordo com a avaliação realizada, o projeto estará passível de reestruturação.


                                                                                                              Abril/2013

                                                                           Marilene Sabatinelli de Souza Rodrigues


Crianças que são acompanhados por Marilene no Projeto Lendo e aprendendo com alunos do 4º ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário