sábado, 20 de abril de 2013

A Escola



.
A Escola Municipal Antônio Climério dos Santos localizada no Distrito de Cumuruxatiba, município de Prado, Bahia, foi fundada em 20 de setembro de 1986, na primeira gestão do prefeito Antônio Barreto da Silva e recebeu este nome em homenagem a um antigo morador deste distrito, natural de Jaguaripe-Ba e grande amigo do então prefeito.
Agrimensor, Antônio Climério dos Santos trabalhava autônomo, daí ser muito conhecido em toda região. Seu envolvimento com os políticos e coronéis da região era por pura amizade e apartidária. Morreu 02 (dois) anos antes de ter seu nome registrado na história da comunidade, deixando esta homenagem para ser apreciada pela grande família que aqui deixou.
A escola começou a funcionar com a 1ª e 2ª série primária e com uma 5ª série ginasial, extensão da Escola Municipal Anísio Teixeira de Prado, com 02(duas) salas de aula, 02 (dois) banheiros e 01 (uma) cozinha.
            Ampliada no início da década de 90 e acrescida em número de salas, funcionou até 1995 como Escolas Reunidas de Cumuruxatiba, com uma única direção, funcionando com Alfabetização à 8ª série a nível estadual e também com turmas de Alfabetização à 4ª série de administração municipal.

           Após a ampliação do prédio da rede estadual, a Escola Municipal Antônio Climério dos Santos passou a funcionar apenas com suas turmas de Alfabetização à 4ª série, num prédio fisicamente deficiente, escuro, com várias situações de risco.
           Hoje é possível encontrar uma escola que aos poucos vai se adequando às necessidades, conforme possibilidades e parcerias junto à comunidade, com 04 (quatro) salas de aula; 02 (dois) banheiros; 01(uma) secretaria, com 18 m² que funciona também como sala de professor, coordenação e direção; 01(uma) cozinha; 01 (uma) sala com 15m² funcionando como sala de leitura; 01(um) depósito e uma área livre que necessita ser murada.







Nossa Missão

A Escola Municipal Antônio Climério dos Santos objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade escolar. A proposta é uma Escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do/a educando/a visando a formação necessária para o exercício da cidadania, por meio do desenvolvimento da capacidade cognitiva, afetiva, física, ética, estética e de atuação e inserção social, através da prática e cumprimento de direitos e deveres. Uma escola aberta à comunidade, oferecendo tanto seu espaço físico como materiais possíveis a projetos da sociedade na qual está inserida, como o Cinema na Rua, Universidade para Todos – UNEB, igrejas, reuniões da comunidade.
 Especificamente, esta U.E baseia seus objetivos nos indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.




.



Nenhum comentário:

Postar um comentário