Comemoração dia 19 de Abril dia do Indio
Escola Municipal Antonio Climério dos Santos
Este ano não deu para visitar a Aldeia Pequi por causa das fortes chuvas |
A influência
da cultura indígena é a nossa realidade vivida na sala de aula diariamente. Reconhecendo
objetos e formas que estão em nossa volta, numa observação crítica do que
existe em nossa cultura.
Criamos
condições para uma qualidade de ensino que busca uma atitude pessoal e/ou
coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a
reflexão.
Saber
identificar a cultura Pataxó como fato histórico contextualizado nas diversas
culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar produções presentes no
entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural.
Professor
Marcos Fonseca
Turma: 4º
Ano Zabelê velha guerreira simbolo da nossa cultura Pataxó |
Não fomos à aldeia mas fizemos o nosso Toré com as crianças em nossa escola |
Projeto
Indígena
Período: de 15 a 19 de Abril 2013
Público alvo: 3º ao 5º Ano do
Ensino Fundamental
OBJETIVO GERAL:
Conhecer
e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os
aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra
qualquer discriminação baseada em diferentes culturas, de classe social, de crenças,
de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
_
Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
_
Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
_
Conhecer, analisar e debater a influencia indígena em nossa vida;
_
Aprender a respeitar os índios com a
finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
_ A
partir de o tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.
DESENVOLVIMENTO:
Propostas
de atividades que trabalharão os tema transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade
Cultural e Cidadania.
SENSIBILIZAÇÃO:
_ Propor aos alunos
que pesquisem e levam para sala de aula recortes de fotos de pessoas que são
descendentes indígenas. Com todas as
fotos em mãos, o professor em circulo analisará juntamente com os alunos cada
foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião.
Em um segundo
momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o
assunto ( conhecimento prévios ).
_ provocar os alunos a se expressarem, fazer
indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em outro cartaz,
listar as duvidas provisórias dos alunos, ou seja perguntar o que desejam saber
sobre o tema e novamente provocar os mesmos
a fim de lançarem suas duvidas.
_Por último, propor
que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
Propostas de Atividades de Integração das
Áreas de Estudo.
GEOGRAFIA:
_Localizar
em Mapas ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem
tribos indígenas;
_
Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos
índios que habitam em nossa localidade.
HISTORIA:
_
Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de
trabalho e sobrevivência;
_
Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.
LINGUA PORTUGUESA:
_ Levantar o
vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
_Produzir, utilizar
diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates
e as reflexões do assunto;
_ Orientar os
alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descobertas realizada;
_ Ler historias originalmente
indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
_Organizar um
dicionário ilustrado com palavras indígenas.
ARTES:
_
Observar manifestações de arte da
cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e
cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
_
Observar ilustrações de artistas do tempo Brasil Colônia que retrataram o
indígena e sua manifestações culturais;
_
Vivenciar através de musicas sobre o
tema um pouco da cultura indígena cantando e dramatizando;
_
Vivencias através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da
cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.
Povo Pataxo e sua história contada através de recortes de fotografias e textos. |
Nosso painel com objetos que fazem parte da cultura indígena |
Artesanatos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário