segunda-feira, 22 de abril de 2013

Comemoração dia 19 de Abril Escola Antonio Climerio dos Santos




 Comemoração dia 19 de Abril dia do Indio



 Escola Municipal Antonio Climério dos Santos
Este ano não deu para visitar a Aldeia Pequi por causa das fortes chuvas
   


A influência da cultura indígena é a nossa realidade vivida na sala de aula diariamente. Reconhecendo objetos e formas que estão em nossa volta, numa observação crítica do que existe em nossa cultura.
Criamos condições para uma qualidade de ensino que busca uma atitude pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão.
Saber identificar a cultura Pataxó como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural.

Professor Marcos Fonseca
Turma: 4º Ano




 Zabelê velha guerreira simbolo da nossa cultura Pataxó

Não fomos à aldeia mas fizemos o nosso Toré com as crianças em nossa escola

Projeto Indígena
 Período: de 15 a 19 de Abril 2013
Público alvo: 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental


OBJETIVO GERAL:
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferentes culturas, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
_ Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
_ Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
_ Conhecer, analisar e debater a influencia indígena em nossa vida;
_ Aprender  a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica  e pluricultural;
_ A partir de o tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.
DESENVOLVIMENTO:
Propostas de atividades que trabalharão os tema transversais:  Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.
SENSIBILIZAÇÃO:
_ Propor aos alunos que pesquisem e levam para sala de aula recortes de fotos de pessoas que são descendentes indígenas.  Com todas as fotos em mãos, o professor em circulo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião.
Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto ( conhecimento prévios ).
 _ provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em outro cartaz, listar as duvidas provisórias dos alunos, ou seja perguntar o que desejam saber sobre o tema e  novamente provocar os mesmos a fim de lançarem suas duvidas.
_Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.





 Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo.

GEOGRAFIA:
_Localizar em Mapas ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
_ Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que habitam em nossa localidade.

HISTORIA:
_ Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
_ Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.
LINGUA PORTUGUESA:
_ Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
_Produzir, utilizar diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
_ Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descobertas realizada;
_ Ler historias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
_Organizar um dicionário ilustrado com palavras indígenas.
ARTES:
_ Observar  manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
_ Observar ilustrações de artistas do tempo Brasil Colônia que retrataram o indígena e sua manifestações  culturais;
_ Vivenciar    através de musicas sobre o tema um pouco da cultura indígena cantando e dramatizando;
_ Vivencias através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.

EMACS
Povo Pataxo e sua história contada através de recortes de fotografias e textos.

Nosso painel com objetos que fazem parte da cultura indígena

Artesanatos





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